Objetivo
Realizar o cadastro de todas as informações relativas a um processo físico permitindo a sua rápida localização por intermédio dos parâmetros cadastrados.
O que você deseja fazer?
Cadastrar dados do processo físico
Cadastrar dados no processo vinculado
Cadastrar outros interessados no processo físico
Confirmar cadastro do processo físico
Cadastrar dado do processo físico
PROCESSO é a sequência de documentos
referentes a um dado assunto de interesse do servidor ou da administração.
Abre-se um processo quando o documento que estiver dando entrada no protocolo,
eletronicamente ou não, for uma solicitação que necessite de uma tomada
de decisão das partes envolvidas nos trâmites.
PROCESSO
VINCULADO é a relação que se tem entre dois processos de assuntos
semelhantes, mas que seguem trâmites distintos. Quando está se cadastrando
um processo, pode-se vinculá-lo a um processo que já exista.
1. Selecione o menu Cadastro de Processo Físico para abrir a tela 'Cadastro de Processo Físico - Preenchimento dos dados'.
2. Informe os campos disponíveis como parâmetros para cadastro:
Os
campos assinalados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
O
campo Órgão
é automaticamente
preenchido pelo sistema.
Grupo Dados do Processo
Tipo*: tipo de processo a ser cadastrado.
Os
tipos são:
'Processo': selecione com um quando for efetuar
um cadastro normal de processo.
'Processo
Vinculado': selecione com um quando for efetuar um cadastro de processo
que já estará vinculado a outro processo. Nesse caso, durante o cadastro
do processo, será necessário informar além dos dados normais do cadastro,
também o número do processo vinculado.
Tipo de processo*: espécie de processo a ser selecionado.
Setor de abertura*: setor que efetuou o cadastramento do processo.
Setor de origem*: setor onde o processo teve início.
Setor de competência: setor responsável em tratar do processo físico.
O campo
Setor
de Competência será
obrigatório se o processo for sigiloso.
Tipo do documento: descrição do tipo de documento que deu início ao processo.
Nº do documento: número de identificação do documento que deu início ao processo.
Data do documento: data do documento que originou o processo.
Meio de recebimento: meio de recebimento do processo.
Matrícula: matrícula do interessado do processo quando o interessado é um servidor (funcionário do órgão).
Interessado*: identificação dos envolvidos no processo (pessoa física ou pessoa jurídica).
Grupo de assunto*: são agrupamentos de assuntos para facilitar a pesquisa por assuntos.
Assunto*: assunto tratado no processo.
Detalhamento do assunto (etiqueta)*: campo para informações adicionais sobre o assunto do processo. Estas informações são impressas na etiqueta do processo.
Informações complementares: campo para informações adicionais sobre o assunto do processo. Estas informações não são impressas na etiqueta do processo.
Município*: localidade geográfica relacionada ao processo.
Valor: valor financeiro associado ao processo.
Cadastrado por: usuário que realizou o cadastramento do processo.
Recebido em: data e hora do recebimento do processo.
Recebido por: usuário que realizou o recebimento do processo.
'Notificar
interessados': selecione com um
esta opção para que os interessados
sejam informados por e-mail sobre eventos do processo, tais como cadastros
e encaminhamentos.
'Processo sigiloso': selecione com um
para que os dados deste processo devam
tramitar de maneira confidencial, podendo ser visualizados somente por
usuários com permissão.
Processo vinculado*: ano e número de identificação,do processo que será vinculado ao processo em cadastro.
O campo Processo Vinculado é habilitado somente quando
no campo Tipo
for selecionada a opção 'Processo Vinculado'.
3. Acione o botão para selecionar uma das opções
disponíveis.
4. Se
for necessário, acione os botões de consulta
posicionados ao lado dos referidos
campos.
5.
Ative com um a opção 'Meu
Setor', ao lado dos campos Setor
de Origem e Setor de Competência para
que os campos sejam automaticamente preenchido com o setor no qual o usuário
está lotado.
6.
Ative com um a opção 'Outros',
ao lado do campo Interessado
para incluir outras partes envolvidas
no processo. Outra tela será automaticamente ativada após o preenchimento
dos dados.
7.
O link 'Clique aqui para informar outros tipos de documentos' permite
a inclusão de outros documentos no respectivo processo, além daquele já
inserido no cadastro normal. Ao abrir a tabela do grupo Identificação de Documentos, acione o botão
'Adicionar' e informe o tipo do documento,
o número do documento, observações, valor e data do documento. Para excluir
um determinado item da relação, acione o botão .
8. Acione o botão 'Próximo' para seguir para a próxima etapa do cadastro de processo físico. Se todos os dados obrigatórios foram inseridos, será aberta uma tela Cadastro de Processo Físico - Confirmação para visualização dos dados principais.
9. Caso a opção 'Outros', ao lado do campo Interessado, seja ativada, o botão 'Próximo' acessará a tela Cadastro de Processo Físico - Preenchimento dos outros interessados.
10. Acione o botão 'Limpar' para apagar os parâmetros informados e iniciar uma nova inserção de dados.
Cadastrar dados do processo vinculado
1. Selecione o menu Cadastro de Processo Físico para abrir a tela 'Cadastro de Processo Físico - Preenchimento dos dados'.
2. Informe os campos disponíveis como parâmetros para cadastro:
Os
campos assinalados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Órgão*: nome do órgão relativo ao processo.
Acione o botão
para selecionar
uma das opções.
Grupo Dados do Processo
Tipo*: tipo de processo a ser cadastrado. Selecione a opção 'Processo Vinculado'.
Tipo de processo: espécie de processo a ser selecionado.
Setor abertura*: setor que efetuou o cadastramento do processo.
Setor de origem*: setor no qual o processo teve início.
Setor responsável: setor responsável em tratar do processo físico.
O
campo Setor responsável será
obrigatório se a solicitação for sigilosa.
Tipo de documento: descrição do tipo de documento que deu início ao processo.
Nº do documento: número de identificação do documento que deu início ao processo.
Data do documento: data do documento que originou o processo.
Meio de recebimento: meio de recebimento do processo.
Matrícula: matrícula do interessado do processo quando o interessado é um servidor (funcionário do órgão).
O campo Matrícula será
obrigatório se o interessado possuir um número de matrícula.
Interessado*: identificação dos envolvidos no processo (pessoa física ou pessoa jurídica).
Assunto*: assunto tratado no processo.
Detalhamento do assunto (etiqueta): campo para informações adicionais sobre o assunto do processo.
Estas informações são impressas na etiqueta do processo.
Informações complementares: campo para informações adicionais sobre o assunto do processo. Estas informações não são impressas na etiqueta do processo.
Município*: localidade geográfica relacionada ao processo.
Valor: valor financeiro associado ao processo.
Cadastrado por: usuário que realizou o cadastramento do processo.
Recebido em: data e hora do recebimento do processo.
Recebido por: usuário que realizou o recebimento do processo.
'Cancelar
notificação para interessados do processo': selecione com um esta
opção para que os interessados
não sejam informados por e-mail sobre eventos do processo, tais como cadastros
e encaminhamentos.
'Processo sigiloso': selecione com um
para
que os dados deste processo tramitem de maneira confidencial, podendo
ser visualizados somente por usuários com permissão.
Processo vinculado*: número de identificação, ano e dígito verificador do processo que será vinculado a este que está sendo cadastrado.
3. Acione
o botão
para selecionar uma das opções disponíveis.
4. Se
for necessário, acione os botões de consulta posicionados
ao lado dos referidos campos.
5.
Ative com um a opção 'Meu
Setor' ao lado dos campos Setor
de Origem e Setor Responsável para
que os campos sejam automaticamente preenchidos com o setor no qual o
usuário está lotado.
6.
Ative com um a opção 'Outros'
ao lado do campo Interessado
para incluir outras partes envolvidas
no processo. Outra tela será automaticamente ativada após o preenchimento
dos dados.
7.
O link 'Clique aqui para informar outros tipos de documentos' permite
a inclusão de outros documentos no respectivo processo, além daquele já
inserido no cadastro normal. Ao abrir a tabela do grupo Identificação de Documentos, acione o botão
'Adicionar' e informe o tipo do documento,
o número do documento, observações, valor e data do documento. Para excluir
um determinado item da relação, acione o ícone .
8. Acione o botão 'Próximo' para seguir para a próxima etapa do cadastro de processo físico. Se todos os dados obrigatórios foram inseridos, será aberta a tela Cadastro de Processo Físico - Confirmação do cadastro para visualização dos dados principais.
9. Caso a opção 'Outros' ao lado do campo Interessado seja ativada, o botão 'Próximo' acessará a tela Cadastro de Processo Físico - Preenchimento dos outros interessados.
10. Acione o botão 'Limpar' para apagar os parâmetros informados e iniciar uma nova inserção de dados.